Microplásticos: tudo o que (ainda não) sabemos!
Este curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como, alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos. O curso será composto por sessões teóricas sobre a origem e caracterização de microplásticos, a contaminação terrestre e aquática e os potenciais efeitos observados nos diferentes organismos, incluindo os humanos. Esta informação será complementada com recurso a casos de estudo recentes realizados pela equipa de formação. Assim, este curso destina-se não só a investigadores que trabalham com esta problemática, mas também a decisores, professores dos grupos 230, 520 e 560, e público em geral. A estratégia do curso é dar formação a todos os interessados com uma abordagem de ensino científico, mas com uma simplicidade de discurso que permita a comunicação com o público alvo sem formação específica em química e biologia.
Objetivos a atingir
Este curso de formação tem como principais objetivos:
• Promover uma educação para a sustentabilidade do meio ambiente;
• Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica;
• Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino;
• Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas;
• Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção do meio ambiente e seus recursos.
Esta ação de formação enquadra-se no âmbito:
• Do PRR, pilar “Transição Climática” e área prioritária “aumentar o potencial produtivo”
• Dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 , 12 , 13 e 14.
• Da Estratégia Nacional para o Mar 2030, OE 1 , 2 , 4 , 7 e 8.
• Dos Princípios de Literacia do Oceano.
• Das aprendizagens essenciais do ensino básico e secundário e do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Investigadores que trabalham com esta problemática, mas também a decisores, professores dos grupos 230, 520 e 560, e público em geral. A estratégia do curso é dar formação a todos os interessados com uma abordagem de ensino científico, mas com uma simplicidade de discurso que permita a comunicação com o público alvo sem formação específica em química e biologia.
Além do mais, a equipa de formadores deste curso estará disponível para realizar uma versão reduzida deste curso diretamente nas escolas que assim o desejarem, contatando desta forma diretamente com os alunos de vários níveis de ensino.
O curso é constituído por várias sessões teóricas sob a forma de seminários com a apresentação complementar de casos de estudo recentes.
Tópicos principais
1. Microplásticos: origem e caracterização (3h) -04-04-2024 das 10h às 13h
2. Contaminação por microplásticos (fontes de contaminação e destino nas diferentes matrizes ambientais) (3h)- 04-04-2024 das 14h às 17h
3. Potenciais efeitos dos microplásticos nos organismos (estudos de caso) (3h)- 05-04-2024 das 9h às 12h;
4. Potenciais efeitos dos microplásticos nos ecossistemas (estudos de caso) (3h) – 05-04-2024 das 14h às 17h.
Em cada um destes módulos serão apresentados os conceitos básicos sobre a problemática atual dos microplásticos e nanoplásticos em relação à sua origem, caracterização e potenciais efeitos nos organismos e impactos nos ecossistemas. Além disso, uma perspetiva mais atual sobre os efeitos destes poluentes emergentes e que discrimina os efeitos da partícula dos efeitos do polímero em si, permitirá aos formandos adquirir formas mais realistas e com conhecimento de causa comunicando esta problemática com os seus educandos de uma forma mais cientificamente correta.
O curso será preferencialmente presencial e decorrerá no Edificio C2 da FCUL.
A ação tem um caráter teórico e permitirá aos formandos explorar o processo científico e executar práticas experimentais que possam reproduzir na sua prática docente. As metodologias de trabalho ao longo da ação baseiam-se, fundamentalmente, em:
• Sessões teóricas presenciais;
• Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre formas de exploração pedagógica dos temas abordados, de acordo com o nível de ensino.
• Os métodos utilizados para a aprendizagem dos conteúdos serão diversificados, com recurso a data-show, a análise de estudos de caso, e realização de dinâmicas de grupo. Será privilegiada a aprendizagem colaborativa.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos é individual e contínua. Consideram-se os seguintes parâmetros de avaliação: Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual dos formandos (60%). Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 20 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
Excelente – de 18 a 20 valores
Muito Bom – de 16 a 18 valores
Bom – de 13 a 16 valores
Regular – de 10 a 13 valores
Insuficiente – de 1 a 10 valores
O curso terá a duração de 12 horas repartidas por 2 dias no seguinte horário diurno: 10h às13h e das 14h às 17h.
O curso será preferencialmente presencial e decorrerá na sala Edifício C2 da FCUL.
Candidatura: 0€
Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
Propina: 100€
Condições especiais
Descontos sobre o valor da propina de:
10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
15% – Parceiros e colaboradores (incl. associações e empresas em que Ciências participa)
25% – Alunos e ALUMNI