Ensinar a Programar no Ensino Secundário
Esta oficina de formação capacitará os professores do ensino secundário das ferramentas necessárias para promover a introdução dos estudantes à programação desde o 10º ano. Através de exemplos simples, enquadrados com o programa do ensino secundário, exploraremos a introdução à programação em Python, como recomendado nas aprendizagens essenciais no Ensino Secundário.
Esta formação permitirá uma restruturação do ensino da matemática para incorporar a introdução do pensamento computacional e resolução prática de problemas da sociedade, através de uma fusão de conceitos de matemática e de programação. Através deste curso os professores terão diversos materiais didáticos, diretamente adaptáveis às suas aulas do 10º, 11º e 12º anos, incluindo notas de auxílio na programação, resolução de exercícios simples e ideias (e implementação) de projetos enquadrados com a matéria lecionada nas Matemáticas A e B do Ensino Secundário.
O Curso está creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550. A duração total é de 50h das quais 25 serão presencias e as restantes de trabalho autónomo.
Professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550
Ao longo desta oficina de formação iremos familiarizar os professores de Matemática do Ensino Secundário com o pensamento computacional e o paradigma de programação. Iremos explorar exemplos, cenários e matéria lecionada nas Matemáticas A e B do Ensino Secundário e implementá-los em Python. Iremos analisar e resolver projetos enquadrados com o conteúdo programático destas disciplinas, de forma que possam ser usados na operacionalização destas aprendizagens essenciais na sala de aula.
Ao longo da formação iremos abordar os seguintes tópicos:
1 – A importância do pensamento computacional e raciocínio dedutivo na ciência e na sociedade.
Motivação para a importância do pensamento algorítmico, aliado ao raciocínio matemático, na sociedade. Na última sessão, este tópico será revisitado com especial foco no papel essencial dos vetores e matrizes na computação e na inteligência artificial.
2 – Introdução à programação em Python.
Visão geral sobre a programação e introdução de conceitos básicos (expressões e variáveis), comandos compostos (atribuições, comandos sequenciais e alternativos, repetição limitada e ilimitada) e definição de funções.
3 – Modelação matemática para a cidadania em Python.
Implementação e análise de modelos matemáticos nas eleições, incluindo a implementação do cálculo de maiorias simples e absolutas. Estudo de cenários de modelação matemática em finanças, incluindo o cálculo de taxas de juro e aplicação de taxas como o IVA ou o IRS.
4 – Análise estatística em Python.
Leitura, organização e análise de dados discretos e contínuos, por recurso ao uso de bibliotecas. Exploração gráfica dos dados. Implementação da definição de intervalos de confiança sobre uma população com distribuição Normal.
5 – Matemática discreta em Python.
Exploração das noções de contagem, permutações e combinações em Python, tirando partido dos comandos de repetição. Introdução do conceito de recursão e definição de sucessões. Análise de progressões aritméticas e geométricas.
6 – Probabilidades em Python.
A utilização do Random na geração de números pseudo-aleatórios. Simulação, implementação e análise de cenários com distribuição aleatória.
7 – Definição e análise de funções em Python.
Análise, representação gráfica e interpretação de funções. Implementação de métodos numéricos para análise aproximada de funções contínuas. Implementação de programas para cálculo aproximado de integrais, tirando proveitos dos comandos de repetição limitada.
8 – Introdução às matrizes em Python.
Definição de matrizes em Python. Definição de funções para analisar propriedades de matrizes. Implementação de operações elementares sobre matrizes.
Esta oficina de formação terá 25 horas de contacto e 25 horas de trabalho autónomo.
As sessões de contacto terão uma componente teórica, onde os conceitos, sintaxe, abordagens e metodologias são apresentadas, e uma componente prática que consiste na apresentação, análise, resolução e implementação de problemas. A ação irá cobrir matérias dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade e irá permitir estudar formas de introduzir naturalmente a programação nas aulas de matemática do Ensino Secundário. Ao longo da ação de formação vamos analisar diversos problemas, incluindo os cenários identificados nos objetivos de aprendizagem da Matemática A e B do Ensino Secundário. A componente prática irá incluir o desenho e implementação de programas em Python. Todas as semanas haverá um projeto relacionado com os tópicos da sessão, que deverá ser resolvido e implementado em Python nas horas de trabalho autónomo e depois apresentado/discutido com a turma durante as sessões de contacto.
A avaliação será feita através da seguinte fórmula:
60% x nota_projetos + 40% x nota_participação
A nota_projetos consiste da nota resultante da implementação dos projetos propostos semanalmente e da sua discussão nas sessões de contacto. A nota_participação é a nota resultante da participação e envolvimento dos formandos na oficina de formação
Terças e Quintas das 17:30 às 20:30
A última sessão, dia 6 de Fevereiro será das 17:00 às 21:00
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 60€
Condições especiais
- 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
- 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
- 25% – Alunos e ALUMNI